Agência France-Presse
postado em 20/06/2009 23:54
NOVA YORK - Três bancos regionais americanos foram fechados pela entidade que regulamenta o setor, elevando a 40 o número de instituições falidas nos Estados Unidos em 2009. A FDIC, a agência governamental que garante os depósitos bancários, anunciou o fechamento do Cooperative Bank, com sede em Wilmington (Carolina do Norte), do Southern Community Bank, de Fayetteville (Geórgia), e do First National Bank of Anthony, de Anthony (Kansas).
A FDIC concluiu acordos com os bancos regionais para a tomada de depósitos e de certos ativos destes bancos.Os do Cooperative Bank - 774 milhões de dólares de depósitos, com US$ 970 milhões em ativos - serão assumidos pelo First Bank (Troy, Carolina do Norte), os do Southern Community Bank - 307 milhões de depósitos, 377 milhões de dólares em ativos - pelo United Community Bank (Blairsville, Geórgia), e os do First National Bank - 142 milhões de dopósitos, 157 milhões de ativos - pelo Bank of Kansas (South Hutchinson, Kansas).
As novas quebras mostram como a recessão afeta o Meio Oeste e o Sudoeste do país. No caso do estado da Geórgia, sete bancos regionais faliram desde o início do ano. O custo total das três falências será de US$ 363 milhões para o FDIC, dos quais 217 milhões de dólares para o Cooperative Bank, 114 milhões para o Southern Community Bank e 32 milhões para o First National Bank. Todas as agências dos bancos fechados devem reabrir na segunda-feira com os nomes dos novos proprietários.