Agência France-Presse
postado em 22/06/2009 09:11
A companhia aérea britânica Virgin Atlantic encomendou à Airbus dez aviões A330-300 por US$ 2,1 bilhões, anunciou a empresa nesta segunda-feira (22/06).
Dos aviões encomendados, cinco - com capacidade para transportar até 270 passageiros cada - serão entregues em 2011 e os demais no ano seguinte, informou a Virgin Atlantic, que celebra 25 anos hoje.
A companhia aérea informou ainda que decidirá nos próximos meses sobre os motores, entre General Electric, Pratt & Whitney e Rolls Royce.
Na semana passada a Airbus recebeu encomendas da companhia aérea húngara de baixo custo - que assinou um protocolo para a compra de 50 aviões A320 - e da Qatar Airways - que fez pedido de 24 aviões do mesmo modelo.
A Airbus já declarou que sua prioridade diante da atual crise é manter o programa de entregas em um nível parecido com o do recorde conseguido no ano passado - o presidente de Airbus, Tom Enders, lembrou que têm aproximadamente 3.500 aviões para entregar, por causa da crise.
No último dia 14, no entanto, o diário americano "The New York Times" ("NYT") informou que executivos da Airbus preveem que a produção da empresa pode cair até 25% nos próximos dois anos, devido ao ajuste da empresa às condições mais difíceis do mercado.