postado em 23/06/2009 08:25
A Polícia Civil do Distrito Federal está autorizada a fazer concurso para preencher 57 vagas de delegados. Das oportunidades, 11 serão imediatas e as demais formarão cadastro de reserva. O salário atual dos delegados é de R$ 13.368,68.
O anúncio havia sido feito na última semana pelo govenador José Roberto Arruda, mas a permissão só foi publicada ontem no Diário Oficial do Distrito Federal. Na ocasião, o chefe do executivo nomeou 89 agentes, escrivães, peritos e papiloscopistas, aprovados no último concurso, realizado em 2007.
Segundo o GDF, um projeto de lei ampliará de 5 mil para 8 mil o número de servidores da Polícia Civil do DF. As 3.029 vagas, distribuídas entre delegados, peritos legistas, peritos criminais, agentes de polícia, escrivães e papiloscopistas, serão preenchidas em quatro anos.
RAIOS-X
O concurso para a corporação tem oito etapas
# Prova objetiva: questões sobre conhecimentos gerais (português, raciocínio lógico, atualidades, geografia do DF e entorno, atualidades, informática) e específicos (direito: constitucional, administrativo, penal, processual penal, legislação extravagante)
# Prova discursiva: questões sobre conhecimentos específicos ou redação com tamanho entre 30 e 50 linhas
# Exames biométricos e avaliação médica
# Prova de capacidade física: barra-fixa, meio-sugado, impulsão horizontal, corrida e natação são os mais comuns
# Prova de títulos
# Sindicância de vida pregressa: realizado com base em documentos oficiais e formulário que o candidato preenche com perguntas pessoais
# Avaliação psicológica
# Curso de formação