Agência France-Presse
postado em 23/06/2009 09:38
A montadora japonesa Nissan Motor anunciou nesta terça-feira (23/06) que planeja fabricar 100 mil carros elétricos nos Estados Unidos, na tentiva de posicionar-se num mercado marcado pelo colapso dos grandes fabricantes de Detroit.
O terceiro maior fabricante japonês de automóveis destacou que montará veículos de "emissão zero" e que produzirá baterias correspondentes em sua fábrica de Smyrna, no estado do Tennessee (centro-leste).
[SAIBAMAIS] Este tipo de veículo, cujos primeiros modelos serão apresentados ao público em 2 de agosto no Japão, será lançado nos Estados Unidos e no Japão no próximo ano, e a nível mundial em 2012.
Há mais de um ano a montadora japonesa multiplica acordos de colaboração com vários países (Portugal, Cingapura, Israel, etc) e instâncias locais (principalmente no Japão e nos Estados Unidos) para criar pontos de recarga para baterias dos futuros carros elétricos.
O anúncio acontece no dia em que, segundo a imprensa, espera-se que o governo americano anuncie a concessão de um empréstimo federal à Nissan para ajudar a empresa a produzir estes veículos e as baterias.