postado em 24/06/2009 11:31
As Bolsas americanas operam em alta nesta quarta-feira (24/06), com o avanço de 1,8% nos pedidos de bens duráveis à indústria dos EUA em maio. Os investidores também aguardam a decisão do Fed (Federal Reserve, o BC americano) sobre sua taxa de juros, mas esperam principalmente o comunicado do Fed, a fim de ver qual avaliação o BC do país sobre a atual situação da economia americana.
Às 10h53 (em Brasília), a Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês) estava em alta de 0,67% no índice DJIA (Dow Jones Industrial Average), que ia para 8.378,46 pontos, enquanto o S 500 subia 0,90%, para 903,12 pontos. A Bolsa Nasdaq operava em baixa de 1,42%, indo para 1.790,04 pontos.
O dado divulgado pelo Departamento do Comércio hoje superou em muito a expectativa dos analistas, que previam uma queda de 0,6%. No setor de transporte, os pedidos cresceram 3,6% - refletindo o aumento de 68,1% nas encomendas de aviões comerciais - o que ofuscou a queda de 8,1% na demanda por veículos e peças.
A expectativa do mercado financeiro sobre a reunião do Fed é de que a autoridade monetária americana manterá os juros no patamar atual. A atenção, na verdade, estará voltada para o comunicado do banco, no qual vão procurar sinais de qual poderá ser a direção que o banco tomará para ajudar a tirar a economia americana da recessão.
Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu o trabalho do presidente do Fed, Ben Bernanke, à frente da instituição, ao considerar que fez um "trabalho notável em condições muito difíceis" e disse que a instituição se saiu melhor que a maioria dos órgãos reguladores do mercado financeiro.
Hoje também o departamento deve divulgar o dado sobre vendas de casas novas nos EUA em maio. Ontem a NAR (Associação Nacional de Corretores de Imóveis, na sigla em inglês) informou que as vendas de casas usadas nos Estados Unidos em maio tiveram uma alta de 2,4%, na comparação com abril.