postado em 24/06/2009 20:50
Atrair para o mercado de capitais nacional os investidores minoritários estrangeiros é um dos objetivos da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), disse nesta quarta-feira (24/6) o novo presidente da entidade, Walter Mendes, durante evento comemorativo dos três anos de fundação da Amec.
[SAIBAMAIS]Walter Mendes afirmou, também, que além de trazer os investidores estrangeiros, que têm interesse comum de aumentar a governança e defender o acionista minoritário, a entidade pretende fortalecer as comissões técnicas e as relações com os fundos de pensão.
Para o presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), Antonio Castro, que também participou do evento, a proposta da Amec de atrair os investidores minoritários de outros países é %u201Cextremamente lógica%u201D. Falando à Agência Brasil, Castro analisou que %u201Ca partir do momento em que a Amec representa fundos brasileiros, porque não representar também fundos internacionais%u201D.
Castro disse ainda que os sistemas para os acionistas minoritários são comuns a todos. %u201CEu acho muito interessante. A diversidade que pode ser observada na própria composição da Amec vai permitir isso. A gente ouve esse tipo de coisa com muita alegria%u201D, afirmou.
Criada há três anos, a Amec se propõe a ser um fórum de debate e defesa dos acionistas minoritários. Ela reúne atualmente cerca de 40 gestores de fundos de ações e multimercados.