postado em 26/06/2009 12:10
Maceió - O consumidor brasileiro, quando decide trocar de computador, é o que menos pesquisa entre 12 países analisados pela fabricante de processadores Intel. Segundo a empresa, apenas 64% das 400 pessoas ouvidas no país fazem algum tipo de busca antes de fechar negócio. Enquanto, em 2008, o principal gatilho que levavam os usuários a trocarem seus computadores eram as promoções, em 2009, o primeiro motivo apontado é a necessidade de se ter um computador novo e softwares mais atuais.
Nos outros países pesquisados, a França tem o mesmo índice dos brasileiros, enquanto, na Alemanha, o número de pessoas sobe para 80%. "O resultado confirma um característica do povo brasileiro, que prefere ouvir a opinião de outros consumidores e amigos que a de uma fonte impessoal", acredita Elber Mazaro, diretor de marketing da Intel Brasil.
Para os que pesquisam, as fontes de informações mais requisitadas são as mídias sociais, escolha dos compradores em 45% dos casos. Em seguida, 18% se informaram em blogs e 17% as redes sociais. A popularidade e a confiabilidade do blog como fonte de informação triplicou desde 2008, quando apenas 6% declarou levar em conta as informações dos diários virtuais.
A média de tempo, da decisão de comprar até a efetivação da venda, é de 15 dias, sendo que os usuários mais avançados levam 21 dias para escolher. Já os consumidores os pragmáticos, que precisam de uma máquina para um fim específico, levam 6 dias para decidir.