Agência France-Presse
postado em 26/06/2009 13:08
O governo italiano adotou nesta sexta-feira (26/06) um pacote de medidas contra a crise econômica de 2 bilhões de euros (US$ 2,8 bilhões).
A medida mais importante do plano proposto pela equipe de Silvio Berlusconi prevê a eliminação parcial do imposto sobre o lucro das empresas, mas com a condição de que o tributo pago seja de novo investido.
Igualmente dispõe uma redução do preço do gás às empresas e famílias. O plano custará 2 bilhões de euros ao ministério da Fazenda entre gastos novos e redução de impostos.
O plano de reativação econômica estabelece 190 milhões de euros para quem perdeu o emprego e isenta de impostos a população afetada pelo terremoto de 6 de abril na região de L´Aquila, centro da Itália, que deixou 300 mortos e milhares de pessoas sem seus lares.
Também reembolsa em até 70% do valor nominal os proprietários de ações até janeiro de 2009 da ex-companhia de aviação nacional Alitalia.
O último plano anticrise adotado pelo governo italiano foi adotado em novembro de 2008 para ajudar os bancos italianos atingidos pela crise financeira.