Economia

INSS: mesmo com greve, servidores atendem 148 mil segurados no país

postado em 01/07/2009 19:12
O Ministério da Previdência Social informou no final da tarde desta quarta-feira (1°/7) que, mesmo em meio à greve dos servidores deflagrada há quase três semanas, 148 mil segurados foram atendidos em 1.102 agências abertas. O número de atendimentos é considerado normal pelo ministério e as agências em funcionamento representam 99,2% do total. Ainda segundo o ministério, em 906 unidades o atendimento foi normal, em 196, parcial (pelo menos um servidor parado), e duas ficaram totalmente fechadas por causa da paralisação. Seis unidades não enviaram informações e, em três municípios, hoje é feriado municipal. O número de segurados atendidos hoje, de 148 mil, está pouco abaixo da média de 168 mil pessoas atendidas normalmente. A Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência Social) informa que a "mobilização está fortalecida", mas que a categoria está respeitando a legislação, de garantir 30% do atendimento. Apesar de o Ministério da Previdência acusar ilegalidade da greve, a Fenasps argumenta que, na última quarta-feira no STJ (Superior Tribunal de Justiça), o caráter da greve não foi julgado. Entre as reivindicações, que segundo o Ministério da Previdência não foram apresentadas ao governo, estão a manutenção da jornada de 30 horas semanais de trabalho sem a redução de salário, a contratação de novos servidores e a incorporação da gratificação de desempenho de atividade da seguridade social ao salário. Remarcação O segurado que não conseguiu ser atendido por causa da paralisação deve remarcar o atendimento na própria agência. Um novo horário será marcado para a data mais próxima. Para efeito de concessão do benefício, será considerada a data do agendamento inicial. Os segurados que remarcarem o agendamento via Central 135 terão o início do benefício computado a partir do novo agendamento. A Previdência dispõe ainda dos serviços pela internet (www.previdencia.gov.br). Segundo o ministério, o melhor horário para ligar para o 135 é das 7h às 9h ou depois das 16h até 22h, ou no sábado durante todo o dia, quando é possível ser atendido com maior rapidez.

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