postado em 02/07/2009 18:52
Os bancos brasileiros estão bem posicionados para enfrentar os efeitos da crise econômica global sem grandes danos para o suas carteiras, afirma a agência de classificação de riscos Fitch Ratings em relatório divulgados nesta quinta-feira (2/7).
"Os recentes resultados mostraram uma queda de rentabilidade dentro do esperado, assim como um menor crescimento dos empréstimos afetou o aumento da receita e das provisões de perda com empréstimos no quarto trimestre de 2009 e primeiro trimestre de 2009", diz a agência na nota.
[SAIBAMAIS]Embora mudanças em relação a "ratings" (notas) individuais de bancos brasileiros não estejam descartadas, a Fitch destaca que os "ratings" permanecem relativamente estáveis. No relatório, a Fitch diz acreditar que os resultados mais fracos obtidos pelos bancos são esperados para um momento de retração global, mas que apesar disso possuem fortes fundamentos financeiros.
"Para além de 2009, os bancos serão desafiados a trabalhar em um ambiente de um só dígito de taxa de juros e com crescimento menor nos empréstimos do que no período pré-crise; os lucros também tendem a ser menores, mas em níveis sustentáveis com o crescimento global", afirma a agência.