postado em 08/07/2009 10:27
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) mostra recuperação modesta a partir dos primeiros negócios registrados nesta quinta-feira (8/07). O investidor permanece cauteloso, à espera dos primeiros resultados corporativos do segundo trimestre. Amanhã, o mercado brasileiro de ações suspende suas atividades por conta do feriado local (Revolução Constitucionalista). A taxa de câmbio doméstica marca R$ 1,99.
[SAIBAMAIS]O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, valoriza 0,25% e bate os 49.581 pontos. Ontem, a Bolsa fechou em queda de 2,30%.
O dólar comercial é vendido por R$ 1,991, o que representa um decréscimo de 0,10% sobre a cotação de ontem. A taxa de risco-país marca 292 pontos, número 0,34% acima da pontuação anterior.
As Bolsas asiáticas concluíram os negócios de hoje com ações mais desvalorizadas, refletindo a baixa nos preços das commodities (matérias-primas) e o crescimento da incerteza entre os investidores sobre o ritmo de recuperação da economia global. Em Tóquio, a Bolsa local fechou em baixa de 2,35%, enquanto o mercado de Hong Kong perdeu 0,79%. Na Europa, a Bolsa londrina cede 0,35% enquanto a Bolsa de Frankfurt tem leve alta de 0,03%.
Entre as primeiras notícias do dia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou que o IPCA, índice oficial de inflação, teve alta de 0,36% em junho, ante 0,47% em maio. Em junho de 2008, a alta havia chegado a 0,74%. Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,80%.
Começa hoje a reunião do G8 (o grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia), na cidade italiana de Áquila, para tratar dos desdobramentos da crise econômica global. O mercado deve monitorar o comunicado oficial das autoridades internacionais, que podem mostrar apreensão com o ritmo de recuperação dos países mais desenvolvidos.