Publicidade

Correio Braziliense

EUA escolhem nove fundos para operar compra de ativos podres de bancos


postado em 08/07/2009 18:21 / atualizado em 08/07/2009 18:22

O Tesouro dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (8/7) a seleção de nove fundos de investimento para operar seu programa de compra de ativos podres de instituições financeiras com problemas. O Tesouro americano já advertiu, no entanto, que a "princípio as aquisições serão modestas".

Segundo funcionários do Tesouro, a compra de ativos pode chegar a US$ 40 bilhões em ativos tóxicos. O valor, no entanto, é bastante inferior ao potencial US$ 1 trilhão que o governo estimava arrecadar de instituições privadas para a compra desses títulos. A intenção do projeto de parceria público-privada é ajudar os bancos a retirar os títulos podres e limpar seus balanços. O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, já afirmou que a medida, anunciada para varrer a crise do setor financeiro. Os títulos podres - em sua maioria relacionados a empréstimos imobiliários de alto risco ("subprime")-- foram o epicentro da atual crise financeira, e ainda atormentam os bancos. Sem esses títulos nos balanços, os bancos terão mais fôlego para retomar o crédito. O Tesouro informou que recebeu pedidos de mais de cem potenciais gestores de fundos para ajudar a executar o programa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade