Agência France-Presse
postado em 09/07/2009 09:59
O G-8 e os principais países emergentes concordaram nesta quinta-feira (9/07) na Itália em resistir ao protecionismo como solução para a crise econômica mundial, segundo um rascunho da declaração final.
[SAIBAMAIS]"Cooperaremos para garantir que a economia mundial retome o crescimento, seguindo um caminho equilibrado, equitativo e sustentável em benefício de todos, especialmente os mais vulneráveis", afirma o rascunho, após as conversações entre o grupo das oito economias mais industrializadas do planeta e o G5, que reúne os principais países emergentes (China, Brasil, Índia, México e África do Sul), além do Egito.
"Resistiremos ao protecionismo e promoveremos mercados abertos para o comércio e os investimentos", completa o projeto de declaração.
O texto também afirma a intenção do G8 e dos países emergentes de concluir a Rodada Doha de liberalização do comércio mundial até 2010.
O rascunho destaca que os países envolvidos "se comprometem a buscar uma conclusão ambiciosa e equilibrada para a Rodada Doha em 2010, coerente com sua missão e a partir dos avanços já alcançados".