Esquenta a disputa das operadoras de telefonia celular pelos clientes pós-pagos. A Oi lança neste sábado a sua oferta na área da Brasil Telecom (BrT), incluindo o Distrito Federal, e acirra a concorrência das empresas pelo público que sempre foi o filé mignon desse mercado: os usuários que falam muito ao telefone e garantem lucro. São 31 mil minutos e 31 mil mensagens grátis, além da possibilidade de o cliente mudar de plano ou até mesmo sair da empresa, sem ter de pagar multa.
As concorrentes devem reagir a essa ofensiva, pois em um ano de crise, os consumidores estão reduzindo gastos com telefone, decisão que reflete diretamente em queda da rentabilidade das operadoras (Arpu). Além disso, a portabilidade numérica está em vigor em todo o país, ampliando a disputa. E como quase 100% dos usuários pós-pagos já são clientes de alguma empresa, a estratégia é roubá-los da concorrência. Quem ganha é o consumidor, que passa a ser cortejado com planos mais baratos, bônus para falar com outros telefones e aparelhos gratuitos.
Na região da BrT, os clientes que aderirem aos planos pós-pagos da Oi ganharão mil minutos em ligações locais para fixos e móveis da Oi e BrT e mais mil mensagens de texto para qualquer operadora no Brasil por até 31 meses e um crédito de até R$ 650 que o cliente pode usar para desconto na conta ou para compra de aparelhos. Segundo Flávia Bittencourt, diretora de marketing da Oi, essa é a oferta mais agressiva que a operadora já fez. ;É a oferta mais agressiva de pós-pago que já fizemos. Em São Paulo, foram mil minutos e 100 torpedos por 12 meses.; Na Região Centro-Oeste, as apostas da Oi são de migração de clientes da base da BrT e de usuários de planos pré e controle para pós-pago.
Contra-ataque
A Claro prepara uma reestruturação dos planos pós-pagos. Serão sete opções em que a única parte ;obrigatória; são os minutos de voz. O resto, o cliente monta a seu gosto. ;Hoje, os planos que a Claro e as outras operadoras vendem são compostos por um pedaço que às vezes a pessoa paga e não usa. Por isso, criamos um plano enxuto. O resto, o cliente monta de acordo com a necessidade;, ressalta Bernardo Winik, diretor de operações da Claro. Além disso, o cliente ganha bônus de até 30 vezes o valor da franquia, pacotes de torpedos e minutos para números fixos.
A Vivo está concedendo bônus de até 4 mil minutos para os clientes pós-pagos falarem com outros números da operadora e também para telefones fixo, mas João Truran, diretor-regional da operadora, destaca que esses clientes buscam bem mais que minutos promocionais. ;O cliente pós-pago analisa uma série de itens, como qualidade, cobertura e atendimento;, afirma. Há três anos, a operadora passou a oferecer planos em que o cliente escolhe o que quer como benefício adicional.
A aposta da TIM é nos planos Infinity, em que o cliente paga apenas o primeiro minuto de ligação e fala à vontade tanto para ligações locais, quanto para longa distância usando o código 41, para números fixos e móveis da operadora. A operadora também lançou o plano Da Vinci, em que o usuário tem direito a uso ilimitado de ligações locais, longa distância nacional pelo 41 e vídeochamadas, enviar mensagens de texto ou multimídia e navegar na internet com velocidade de até 7Mbps. A assinatura mensal é de R$899.
; Receita média
Arpu é a receita média mensal por usuário de celular no Brasil. Levantamento feito pela consultoria Teleco mostra que a queda do setor foi de até 12% no primeiro trimestre. O gasto médio, por consumidor, das quatro maiores operadoras do país ; Oi, Vivo, Claro e TIM ; foi de R$ 25,10 nos primeiros três meses deste ano, um recuo de 9,5% sobre os R$ 27,50 contabilizados no mesmo período de 2008.
; Confira as principais ofertas de planos e aparelhos para clientes pós-pagos
Oi
- Os clientes que adquirirem o serviço ganharão mil minutos em ligações locais para fixos e móveis da Oi e BrT e mais mil mensagens de texto para qualquer operadora no Brasil por até 31 meses. Seguidas as condições do regulamento, serão, ao final desse período, 31 mil minutos e 31 mil mensagens de texto. Os minutos em ligações locais e as mensagens de texto da oferta, disponibilizados mensalmente para o cliente, são válidos por 30 dias.
- Os clientes também receberão bônus em desconto na conta telefônica de acordo com o plano escolhido, podendo chegar até R$ 650, parcelado em 10 vezes. O bônus permitirá que o cliente economize e, com esta economia, compre o que desejar, inclusive aparelhos. A oferta, disponível para o Distrito Federal e nove estados (RS, SC, PR, MT, MS, GO, TO, RO e AC), é válida para adesões até 11 de agosto de 2009.
- A operadora também terá ofertas de aparelhos de toda a linha Blackberry.
TIM
- Aparelhos que a operadora oferece para os clientes que aderirem aos planos Infinity:
> Nokia N95 8GB no plano Infinity 120 pacote de dados Ilimitado de até 1Mbps
> Nokia 5800 no plano Infinity 160 pacote de dados Ilimitado de até 1Mbps
> LG GT360 no plano Infinity 60 pacote de dados de Ilimitado de até 300 Kbps
> Sony Ericsson F250 no plano Infinity 60
- Aparelhos a custo zero no plano Da Vinci:
iPhone 8GB
BlackBerry Storm
BlackBerry Bold 9000
HTC Touch Diamond
Claro
- Já está vigente a campanha do Dia dos Pais. Quem habilitar uma linha pós-paga ganha até 30 vezes o valor da franquia, de acordo com o plano contratado, limitados a até 3 mil minutos. O bônus é válido para ligações locais, de Claro para Claro, após o consumo integral da franquia, dentro da área de registro, por 30 dias. Os clientes ainda contam com Pacote Fixo Local (para chamadas locais de Claro para fixo, dentro da área de registro) e o Pacote 50 Torpedos (50 Torpedos por mês para envio a qualquer operadora) de graça por três meses. Após esse período, a franquia dos pacotes será cobrada. As ofertas do pós-pago também são válidas para quem já é cliente, por meio de cadastro pelo número *525 e pagamento de taxa de adesão. As promoções estarão disponíveis até 15 de agosto.
- Aparelhos promocionais:
Nokia N85 ; R$ 599 no plano Estilo 300 pacote de 500 MB
- LG GM205 ; sai de graça no plano Estilo 100
- Sony Ericsson W705 ; R$ 299 no plano Estilo 300 pacote 250 MB
- Motorola A1200 ; sai de graça no plano Estilo 300
- Samsung Star ; sai de graça no plano Estilo 300
Vivo
- A operadora oferece até 20 vezes o valor da franquia dos minutos contratados para ligações locais para Vivo e números fixos, além de 20 torpedos adicionais. Usando o código 15, o cliente paga preço de ligação local para ligações de longa distância. Para aproveitar o benefício, o cliente precisa se cadastrar gratuitamente pelo *9000.
- A Vivo tem ainda ofertas para smartphones até 31 de julho. O plano Vivo Escolha 90 e o pacote de 50MB de dados sai por menos de R$ 100 reais e um aparelho pode sair de graça na contratação.