Publicidade

Correio Braziliense

Presidente do BCE pede a bancos que ampliem concessão de crédito


postado em 13/07/2009 14:35

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, voltou a pedir nesta segunda-feira (13/07) que os bancos comerciais da zona do euro concedam créditos com condições acessíveis a empresas e pessoas.

"Lembramos aos bancos sua responsabilidade de emprestar às empresas e às famílias a taxas apropriadas, e com volumes suficientes", declarou o diretor em Munique (Alemanha). O BCE mantém sua principal taxa de juros a 1% ao ano, nível mais baixo de sua história, e inunda o mercado monetário com dinheiro líquido e barato para estimular os bancos a emprestar mais e contribuir para a reativação da economia da zona do euro, que passa por uma forte recessão. Os bancos, no entanto, continuam reticentes na hora de reduzir suas taxas sobre empréstimos para empresas e pessoas, e o medo de que se instaure uma penúria total do crédito está aumentando, sobretudo na Alemanha. "Cada um de nós tem que contribuir de acordo com nossa própria responsabilidade para o funcionamento contínuo da economia neste período tão difícil", destacou Trichet.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade