Jornal Correio Braziliense

Economia

Aviação: nanicas disputam o terceiro lugar

Webjet cresce, mas é ultrapassada pela Azul. Pequenas mordem parte do mercado das grandes companhias





; CONTRAPONTO
Situação insustentável

André Castellini, consultor de aviação, avalia que a guerra de preços para conquistar mercado não é duradoura. ;A questão é: como vai ser a participação (delas) quando precisarem ter remuneração, pois essas tarifas não são sustentáveis. Se olhássemos a participação delas em dinheiro, os percentuais seriam menores ;.

Quanto à oferta de serviços diferenciados, o especialista destaca que esse não é um quesito que o consumidor prioriza na hora de comprar o bilhete. ;O que o passageiro quer é uma empresa com uma malha convincente, que voa na hora que ele quer e com custo baixo. O grosso do mercado não está disposto a pagar mais por espaço entre as poltronas e serviço de bordo diferenciado. O consumidor gostaria de ter um serviço melhor, mas paga muito pouco por isso.; Castellini lembra que a TAM, que tinha um serviço sofisticado e poltronas mais espaçosas, só conseguiu recuperar o mercado que vinha perdendo para a Gol quando simplificou seu modelo de negócio. (KM)