postado em 15/07/2009 08:30
O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia teve contração de 10,1% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2008, informou nesta quarta-feira (15/07) a ministra de Desenvolvimento Econômico do país, Elvira Nabiulina.
[SAIBAMAIS]Segundo a ministra, os dados ainda são preliminares. Ela destacou que vêm sendo registradas algumas tendências positivas e que a produção industrial russa registrou em junho um aumento de 0,8%.
"Por isso, podemos falar com certa cautela sobre a diminuição dos ritmos de contração", disse a ministra, citada pela agência oficial RIA Novosti.
A ministra ressaltou que a economia russa tem potencial suficiente para reverter as tendências negativas e destacou o enfraquecimento da crise global e os programas governamentais contra a crise como fatores que ajudarão no cumprimento dessa tarefa.
Segundo as previsões do Ministério de Desenvolvimento Econômico russo, a queda do PIB do país será de entre 8% e 8,5% no ano.
No mês passado, o vice-ministro de Desenvolvimento Econômico, Andrei Klepash, informou que a economia russa teve contração de 11% em maio em relação ao mesmo mês do ano anterior. Ele disse também que a economia russa se contraiu 10,2% nos primeiros cinco meses do ano, e previu um panorama sombrio para todo 2009.
"Diante das últimas cifras, uma contração de apenas 6% do PIB em 2009 será um êxito heroico para a economia", indicou o ministro. A economia russa retrocedeu 9,8% no primeiro trimestre do ano, em relação de 2008.