Economia

Receita Federal oficializa demissão de Lina Maria Vieira

postado em 15/07/2009 14:26
Lina Maria Vieira não é mais secretária da Receita Federal. Em comunicado à imprensa, agora há pouco, o Ministério da Fazenda confirmou a demissão da então secretária, que deixa o cargo após 11 meses de trabalho. Quem assume interinamente é o secretário-adjunto da Receita Federal do Brasil, Otacílio Dantas Cartaxo.

Em nota, a Receita Federal explica que Lina Maria Vieira ;cumpriu com êxito uma importante etapa na reestruturação do órgão;. E que ;todas as diretrizes adotadas durante sua gestão, tomadas em consonância com as orientações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, continuarão a ser seguidas;.

[SAIBAMAIS]A secretaria mencionou também que, apesar da demissão, continua em curso o programa de modernização da Receita, ;destacando-se a renovação dos quadros, o acesso aos cargos por concurso interno, o fortalecimento da fiscalização e a melhoria no atendimento ao público;.

Histórico

Uma fonte ligada ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicou que a decisão de demitir Lina Maria Vieira não passaria de hoje, já que no fim da tarde o ministro viaja de férias e só volta no dia 27. ;Ele queria resolver isso logo, antes de entrar em férias;, contou a fonte.

A demissão de Lina Maria Vieira havia sido levantada há duas semanas em matéria do repórter do Correio Braziliense Ricardo Allan. Segundo contou à época, a queda na arrecadação e a multa milionária aplicada à Petrobras desagradaram profundamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Insatisfação

Na tarde ontem, em reunião com Lina, sete dos dez superintendentes regionais da Receita Federal expuseram sua insatisfação quanto a demissão da secretária. E disseram que poriam seus cargos à disposição caso o substituto de Lina viesse da Previdência Social ou da antiga gestão de Jorge Rachid, que atualmente ocupa o cargo de adido tributário brasileiro em Washington, nos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação