Agência France-Presse
postado em 15/07/2009 15:34
WASHINGTON - O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos registrou alta de 0,7% em junho na comparação com o mês de maio, o que equivale a 0,1 ponto a mais que o previsto pelos analistas, segundo dados corrigidos pelas variações sazonais divulgados pelo Departamento do Trabalho.
O aumento resulta, principalmente, do custo das matérias-primas e do setor de energia, em particular, que cresceu 7,4%.
Os preços da gasolina subiram 17,3% com relação a maio, apesar de terem registrado queda de 20,9% em relação ao mesmo período de 2008.
A inflação de base - que exclui os setores de alimentação e energia - foi de 0,2% em junho, contra 0,1% em maio.
"Com exceção da energia, não há motivo de preocupação com o aumento dos preços ao consumidor", estimou o economista independente Joel Naroff.
Durante a última reunião do Comitê de Política Monetária, em junho, o Fed recordou que os Estados Unidos estavam longe de uma saída para a crise e que para manter a atividade era preciso combater a inflação.
Mais preocupante para os americanos e para a esperada recuperação do país, é a queda de 1,2% do salário real médio semanal em junho, em relação a maio, o que corre o risco representar um peso para o consumo, disse Dean Baker, do instituto CEPR.