postado em 16/07/2009 08:29
O Produto Interno Bruto (PIB) da China registrou crescimento de 7,9% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou nesta quinta-feira (16/07) o Escritório Nacional de Estatísticas do governo. A alta é maior do que a esperada pelos economistas, cujas previsões apontavam para uma alta de 7,5%.
[SAIBAMAIS]No trimestre anterior, o PIB chinês subiu 6,1%. Os resultados começam a apontar para o sucesso das medidas de estímulo do governo, que elevou em 4 trilhões de yuans (US$ 585 bilhões) os gastos a fim de atingir as previsões de crescimento econômico de 8% neste ano.
A análise do governo é mais otimista que a de organismos internacionais como o Bird (Banco Mundial), que fixa as previsões de crescimento da China em 7,2% para 2009.
Segundo dados apresentados hoje, o acumulado de todas as riquezas produzidas no país na primeira metade do ano chegou a 13,98 trilhões de yuans (US$ 2,04 trilhões).
"A base para nossa recuperação ainda está fraca e o momento econômico ainda é instável", afirmou o escritório estatal, em nota. "A força de nossa recuperação ainda está desequilibrada e, além disso, ainda há incerteza e volatilidade neste processo.".
Pelos dados do governo, a balança comercial continuará em alta neste ano, apesar da forte queda nas exportações e importações, seus principais motores de crescimento. Já o superávit comercial cairá em 2009.