postado em 16/07/2009 17:32
A Odebrecht Óleo e Gás, empresa do grupo Odebrecht, confirmou nesta quinta-feira a descoberta de petróleo no poço Chissonga-1, localizado no Bloco 16, litoral de Angola, na África. É a primeira descoberta internacional da empresa.
De acordo com a companhia, o poço alcançou uma profundidade de 4.725 metros, em lâmina d´água de 1.230 metros e apresentou, em testes iniciais de produção, vazão de 6.850 barris de óleo por dia com densidade de 36 graus API.
[SAIBAMAIS]Localizado a 315 quilômetros a noroeste de Luanda, é a primeira perfuração exploratória de um programa de três poços selecionados pelo consórcio para serem perfurados em seqüência no Bloco 16 ainda este ano. O consórcio, que atua na região desde 2002, é constituído por Maersk Oil (50% e operador), Sonangol (20%), Odebrecht Óleo e Gás (15%) e Devon Energy Corporation (15%). No início de 2008, a Odebrecht Óleo e Gás anunciou a viabilidade comercial do primeiro poço exploratório do Bloco POT-T-612 da Bacia Potiguar (Campo Carcará), no Rio Grande do Norte, no Brasil. Com a descoberta em Angola, a empresa informou que consolida a retomada dos investimentos em exploração e produção de petróleo e gás.
A Odebrecht Óleo e Gás, além do segmento de exploração e produção, atua em serviços integrados e operação de plataformas de petróleo, provendo soluções para a indústria. Está presente no Brasil, Angola, Reino Unido, Emirados Árabes, Coreia do Sul e Venezuela.