Economia

Petróleo tem nova alta em NY puxada por bancos e crescimento chinês

postado em 17/07/2009 17:19
Os resultados trimestrais das empresas americanas, em especial dos bancos, e a perspectiva de crescimento acima do esperado da economia chinesa fizeram com que o preço do petróleo no mercado americano tivesse uma nova alta nesta sexta-feira. Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês), o barril de petróleo do tipo WTI para entrega em agosto fechou a US$ 63,56, com alta de 2,48% sobre o preço de ontem. [SAIBAMAIS]O mercado reagiu bem a uma bateria de resultados corporativos que mostraram um quadro mais favorável do que o esperado sobre a economia americana, em especial o desempenho de empresas de tecnologia, como a Google e a IBM, e principalmente os bancos americanos. O Bank of America reportou lucro de US$ 3,22 bilhões no segundo trimestre, uma cifra número 5,5% menor que o registrado no mesmo período de 2008. O ganho de US$ 0,33 por ação no trimestre deste ano, no entanto, ficou acima da projeção de consenso dos analistas (US$ 0,28 por ação). O Citigroup lucrou US$ 4,28 bilhões no segundo trimestre, ante um prejuízo de US$ 2,5 bilhões no mesmo período de 2008, também acima das expectativas dos analistas. Um melhor desempenho da economia americana é fundamental para o preço da commodity, já que os Estados Unidos são o maior consumidor mundial. Os chineses, que se apresentam como o segundo maior consumidor, também ajudou na alta de hoje. Os investidores ainda repercutem a notícia de que o PIB (Produto Interno Bruto) do país registrou crescimento de 7,9% no segundo trimestre deste ano, e apontam para uma retomada econômica do gigante asiático impulsionada pelas medidas de estímulo. Além da possibilidade de alta na demanda nos EUA e na China, o preço da commodity ainda foi pressionada pelas preocupações sobre a oferta causada por problemas geopolíticos. Alguns dos maiores exportadores mundiais, como o Irã e a Nigéria, convivem atualmente com problemas políticos, o que pode comprometer a produção.

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