Jornal Correio Braziliense

Economia

Vendas da fabricante de brinquedos Mattel caem, mas lucro dispara

A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, informou nesta sexta-feira (17/7) ganhos maiores do que o previsto para o segundo semestre. O desempenho positivo foi atribuído ao corte de custos efetuados para compensar o impacto da escassez de brincados baseados em filmes e o impacto do câmbio. A Mattel, proprietária das marcas Hot Wheels e Barbie, registrou queda de 19% nas vendas no segundo trimestre de 2009, com US$ 898,24 milhões, mas o lucro líquido neste período teve alta de 82%, para US$ 21,5 milhões (US$ 0,06 por ação) --ante US$ 11,8 milhões (US$ 0,03 por ação) um ano antes. Analistas esperavam lucro por ação de US$ 0,01 para este segundo trimestre. "Levando em conta as dificuldades da economia mundial, os resultados trimestrais atendem às nossas expectativas", explicou hoje o executivo-chefe da companhia, Robert Eckert. As vendas da Mattel nos Estados Unidos entre abril e junho caíram 12%, queda que foi de 26% nos mercados internacionais. Os produtos da marca Barbie no segundo trimestre registraram baixa de 15% em todo o mundo, enquanto a divisão geral de brinquedos para meninas, que inclui a linha de bonecas Polly Pocket, teve queda de 23%. Os produtos da marca American Girl mantiveram o nível de vendas em relação ao ano passado e totalizaram US$ 61 milhões, mas os da Fisher-Price perderam 14%.