Economia

Pesquisa da CNI mostra empresários confiantes pela primeira vez em 2009

postado em 20/07/2009 14:32
O Índice de Confiança do Empresário Industrial, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou recuperação no início do terceiro trimestre e voltou aos níveis anteriores à piora da crise econômica. O indicador passou de 49,4 pontos para 58,2 pontos entre abril e julho.

De acordo com a CNI, um índice acima de 50 pontos indica que a maioria dos empresários está confiante em relação ao cenário econômico. Números abaixo desse valor indicam falta de confiança.

[SAIBAMAIS]Além de ficar pela primeira vez neste ano acima de 50 pontos, a confiança dos empresários apresentou crescimento também em relação ao mesmo período de 2008, quando estava em 58,1 pontos.

Segundo a CNI, o crescimento do índice em julho "corrobora a reversão das expectativas negativas e anuncia a recuperação da atividade industrial". "Com a confiança maior, os empresários deverão retomar investimentos e aumentar a produção", diz a entidade em nota.

A pesquisa foi realizada com 1.513 empresas, entre os dias 30 de junho e 17 deste mês.

Grandes empresas

Até abril, apenas os grandes empresários estavam confiantes em relação ao desempenho econômico. Agora, o indicador está positivo também nos segmentos de menor porte.

Nas grandes empresas, o índice passou de 51,8 pontos em abril para 59,4 pontos em julho. Nas empresas médias, cresceu de 48,8 pontos para 58,5 pontos. Entre os pequenos empresários, de 46,8 pontos para 56,2 pontos.

Segundo a pesquisa, 25 setores da indústria, entre os 27 pesquisados, apresentaram resultados positivos (acima de 50 pontos). As exceções foram as indústrias de couro (44 pontos) e de madeira (47,4 pontos), duas das mais afetadas pela crise.

Os setores mais confiantes são os de Outros equipamentos de transporte (63,5 pontos), Equipamentos hospitalares e de precisão (62,8 pontos) e Limpeza e perfumaria (62,2 pontos).

Situação atual

O indicador da CNI também é dividido em relação às expectativas em relação ao futuro e à percepção da situação atual. O índice da situação atual subiu de 33,2 pontos para 47,2 pontos entra abril e julho, mas continua abaixo de 50 pontos. O indicar sobre a situação futura - para os próximos seis meses - passou de 57,6 pontos para 63,6 pontos, o que mostra expectativa de melhora.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação