postado em 21/07/2009 08:38
A maioria dos mercados asiáticos fechou no campo positivo. Apesar do avanço em Wall Street, as altas não foram significativas. Parte das bolsas da região, caso particular da China, sofreu com a realização de lucros após os recentes ralis.
A realização de lucros na Tencent e no peso pesado China Mobile foi contrabalançada pelos ganhos no HSBC, após o Goldman Sachs manter o rating das ações do banco. Por conta disso, a Bolsa de Hong Kong fechou estável. O Hang Seng perdeu apenas 0,64 pontos e encerrou aos 19.501,73 pontos.
[SAIBAMAIS]Após apresentar na véspera a maior pontuação em mais de 13 meses, as Bolsas da China também sucumbiram à realização de lucros nos setores automotivo e siderúrgico. O mercado ainda reagiu mal à pressão por liquidez exercida pelo lançamento de IPOs da China State Construction Engineering. O índice Xangai Composto caiu 1,6% e encerrou aos 3.213,21 pontos. Já o índice Shenzhen Composto perdeu 2% e terminou aos 1.081,94 pontos.
A demanda dos exportadores por yuan no final do pregão levou a moeda chinesa a uma ligeira valorização sobre o dólar. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8307 yuans, de 6,8311 yuans do fechamento de segunda-feira.
Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em ligeira elevação, no sexto pregão consecutivo de alta. O índice Taiwan Weighted subiu 0,2% e terminou aos 6.953,34 pontos.
Na Coreia do Sul, ainda sob o impulso do otimismo com os balanços das empresas, a Bolsa de Seul registrou a sexta alta consecutiva, mas os ganhos foram moderados pela realização de lucros. O índice Kospi avançou 0,7% e fechou aos 1.488,99 pontos.
A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou praticamente estável. O índice S/ASX 200 chegou a atingir o maior nível dos últimos oito meses, mas a realização de lucros com ações de bancos anulou a alta do setor de matérias-primas, em meio à crescente especulação de que o banco central vai elevar a taxa básica de juros em sua próxima reunião de política monetária. O índice subiu apenas 0,01% e fechou aos 4.050,7 pontos.
Na Bolsa de Manila, nas Filipinas, o índice PSE teve alta de 0,2% e fechou aos 2.593,51 pontos.
A Bolsa de Cingapura terminou estável, uma vez que a fraca direção dos futuros dos EUA e do índice Hang Seng estimulou realizações de lucros. O índice Straits Times perdeu 1,82 ponto e fechou aos 2.454,33 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 1,9% e fechou no novo recorde de alta neste ano de 2.146,55 pontos, liderado por compras de fundos estrangeiros de blue chips na expectativa de fortes resultados semestrais.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, teve baixa de 0,6% e fechou aos 609,83 pontos, com vendas de papéis de energia e de bancos após duas sessões de fortes ganhos.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,4% e fechou aos 1.134,70 pontos, com realizações de lucros começando a emergir em um mercado supercomprado.