postado em 21/07/2009 12:12
O banco espanhol Santander confirmou nesta terça-feira (21/07) que estuda a possibilidade de fazer uma oferta de ações da subsidiária brasileira.
O banco comunicou que "está analisando a viabilidade e conveniência de realização de uma oferta pública primária de ações de sua emissão de participação minoritária". "Ainda não houve qualquer decisão quanto à realização da operação que dependerá, dentre outros fatores, das condições de mercado existentes na ocasião", explicou.
[SAIBAMAIS]A subsidiária brasileira do Santander já tem ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Porém, na prática, não há negociação com elas, já que pouco mais de 2% do capital total está em "free-float" (na mão de acionistas minoritários).
A notícia da provável oferta de ações foi publicada na edição desta terça-feira do jornal "Valor Econômico". Segundo a reportagem, o objetivo da operação é reforçar a estrutura de capital do banco.
O Santander é o quarto maior banco do Brasil, segundo dados do Banco Central referentes a março deste ano, com ativos de R$ 338,5 bilhões. Está atrás do Itaú-Unibanco, do Banco do Brasil e do Bradesco.