Economia

IGP-M tem queda recorde

postado em 22/07/2009 08:00

O Índice Geral de Preços ; Mercado (IGP-M), indicador mais utilizado para reajustar os aluguéis, está em queda e registrou recuo recorde no acumulado do ano (-1,51%). O resultado parcial, divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra deflação de 0,27% no segundo decêndio de julho. No acumulado de 12 meses, está negativo em 0,51%.

[SAIBAMAIS]O percentual que saiu ontem ainda não serve como parâmetro para corrigir o valor dos contratos, mas é um indicativo para inquilinos com contratos com vencimento no próximo mês. A influência principal do resultado veio do Índice de Preços por Atacado (IPA), uma das três taxas que formam o IGP-M. No período analisado, esse grupo ficou negativo em 0,56%. Dentro do IPA, as principais desacelarações foram nos preços da soja (passou de 1,80% para -1,67%), café (foto) (de 3,29% para -5,25%) e laranja (3,19% para -13,18%). Confira áudio: Ovídio Maia, diretor do Sindicato da Habitação do DF (Secovi-DF).

; Ouça entrevista com Ovídio Maia, diretor do Sindicato da Habitação do DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação