postado em 22/07/2009 17:39
No segundo trimestre deste ano a Claro ultrapassou a marca dos 40 milhões de clientes no Brasil, mas registrou queda de 11% na receita média por usuário (ARPU, na sigla em inglês), na comparação com igual intervalo de 2008. O presidente da operadora, João Cox, atribuiu o recuo a um aumento da base entre clientes de menor consumo e a uma mudança nos perfis dos planos pré e pós-pagos.
Tradicionalmente são adicionados à base mais clientes de planos pré-pagos, com gastos mensais menores do que os obtidos nos planos pós-pagos, "o que faz com que, matematicamente, a média seja puxada para baixo", segundo Cox.
A mudança nos perfis dos planos também influenciou na queda de receita. Segundo Cox, nos planos pré-pagos houve redução no número de minutos falados para cada real gasto.
"No ano passado estávamos com uma promoção de 20 minutos de uso para cada real gasto, neste ano reduzimos para dez, e isso estimula menos o consumidor", disse o executivo.
Já em relação aos planos pós-pagos, Cox destacou que "talvez a Claro tenha demorado para lançar novos planos", o que teria diminuído o uso neste segmento também. Ele afirmou, entretanto, que a expectativa é estagnar a queda da receita média por usuário até o final do ano.
Os minutos usados (Mou, na sigla em inglês) também caíram 17%, de 88 para 73 na comparação entre o segundo trimestre deste ano com o mesmo período de 2008.
Para Cox, a queda se deve ao fato de que mais dispositivos estão utilizando a rede celular, com padrões diferentes de uso de minutos. Ele citou a tecnologia de rastreamento de carros, que utiliza comunicação celular, sem no entanto gerar "muitos minutos" para a operadora.