Economia

33 mil se candidatam a agente comunitário do GDF

Seleção exige nível fundamental e oferece R$ 891 de remuneração

postado em 23/07/2009 08:17
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu 33.504 inscrições de interessados nas 400 vagas de agente comunitário de saúde. O concurso é destinado a pessoas que tenham, pelo menos, o nível fundamental completo. A concorrência média da seleção não será das mais altas, se comparada com outros concursos: 83,76 candidatos por vaga.

Os agentes comunitários vão atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) com atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde. Para isso, os servidores fazem visitas domiciliares sob a supervisão de um gestor. As oportunidades oferecidas pela Secretaria de Saúde são destinadas às equipes do Programa Saúde da Família e às equipes dos agentes comunitários de saúde do Distrito Federal. O cargo tem remuneração de R$ 891.

[SAIBAMAIS]No ato da adesão, os candidatos escolheram a microrregião próxima de onde moram e irão trabalhar. A opção mais procurada foi a microrregião de Arapoanga, em Planaltina. Quase 3,5 mil concurseiros escolheram concorrer a 31 vagas dessa área. Em seguida foi a Expansão de São José e Novo Assentamento, em Brazlândia, onde são ofertadas 25 oportunidades e 3.408 pessoas fizeram inscrições.

Provas
Todos os inscritos passam por provas objetivas na tarde de 2 de agosto quando responderão a questões de português (10), matemática (10), atualidades (cinco), Lei Orgânica do DF (cinco) e conhecimentos específicos (20). Cada uma das 50 questões terá quatro alternativas de múltipla escolha. Os locais foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa responsável pelo concurso, no www.ibfc.org.br.

Os 1,2 mil mais bem colocados formarão cadastro de reserva e, por ordem de classificação, serão chamados para o curso de formação, que tem caráter eliminatório. De acordo com o edital de abertura, essa preparação não prevê pagamento de ajuda de custo, assim, todas as despesas são de responsabilidade dos participantes. O concurso tem validade de dois anos, prorrogável por igual período.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação