Jornal Correio Braziliense

Economia

Feira reúne o universo dos candidatos a concursos públicos

Os concurseiros de Brasília ganharam um reforço a mais na preparação para os processos seletivos. Hoje começa a Feira do Candidato, na ala de exposição do shopping Pátio Brasil, um evento voltado para os que sonham com um cargo no serviço público. "A cidade é considerada a capital do concurso e, até agora, não tinha nenhum evento que atendesse à demanda dos candidatos", explica Gersinei Almeida, uma das responsáveis pela feira, que vai até domingo.

É o primeiro evento especializado que reúne diversos cursos preparatórios, livrarias, editoras, autores, professores e estudantes. "Esperamos um público de mais ou menos 4 mil pessoas a cada dia. Todos vão concorrer a brindes, livros e até bolsas de estudo completas", diz Almeida. Ela conta que as boas expectativas para a feira já motivam os expositores a realizar outras edições. "Durante a montagem dos estandes, pude perceber a empolgação dos colaboradores que estão pensando na edição do ano que vem."

Programação

Na feira há um auditório para 200 pessoas, onde serão ministradas palestras com especialistas na área. Para abrir o evento, às 19h de hoje, sobe ao palco o juiz do trabalho Rogerio Neiva com a palestra Concursos Públicos e Exames Oficiais: preparação estratégica, eficiente e racional. A proposta é mostrar um novo modelo para o planejamento dos estudos voltados para os concursos. Isso será feito com base nas principais dificuldades dos candidatos, levando em consideração o que ele já domina e a relevância de cada disciplina no processo seletivo. O tema da exposição é baseado no livro de mesmo nome de autoria do magistrado.

Estão previstas, ainda, outras 10 palestras com professores e especialistas, a exemplo de Estavam Freitas, Vanessa Siqueira, Flávio Monteiro de Barros, Elyesley Silva, Leandro Macedo, Orlando Barbosa Rodrigues, Leandro Eustáquio e Flávio Monteiro de Barros. A entrada na feira é gratuita e a participação nas conferências custa R$ 20.


Feira do candidato

Período: 23 a 26 de julho
Horário: 10h às 22h
Local: Ala de exposição do Pátio Brasil
Entrada franca
Palestras têm custo unitário
de R$ 20