Economia

Governo intervém no mercado e vende 106,3 mil toneladas de trigo

postado em 23/07/2009 19:01

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou mais um leilão nesta quinta-feira (23/07) e vendeu 106,3 mil toneladas de trigo. As indústrias moageiras e comerciantes do Norte e Nordeste realizaram a compra, que corresponde a 70,8% de tudo o que foi ofertado. Esse foi o oitavo leilão de trigo ocorrido em 2009, que tem por objetivo equilibrar o mercado.

O nome dessa operação realizada hoje é Prêmio para Escoamento de Produtos (PEP), na qual o governo oferece um prêmio aos produtores que quiserem vender as safras a um preço mínimo. Para incentivar a venda, a diferença que houver entre o preço de mercado e o custo mínimo é coberto pelo governo.

Nesse leilão, o trigo veio do Sul, região que não conseguia escoar o trigo a preços competitivos. Os compradores foram Norte e Nordeste, áreas que não produziram muito em 2009 e tinham empresas que necessitavam adquirir o produto.

Somente este ano, o governo investiu R$ 120,37 milhões em PEP para apoiar a comercialização de 704,2 mil toneladas de trigo. "Além disso, com esse mecanismo, o governo pode conduzir uma política de complemento do abastecimento para regiões com déficit e melhorar a distribuição espacial dos produtos agrícolas, sem a necessidade de comprá-los", informou o Ministério da Agricultura por meio da assessoria de imprensa.

Segundo dados do ministério, em 2008 foram escoadas 926,4 mil toneladas em operações de PEP com vários produtos. Nessas operações, foram desembolsados R$ 98,4 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação