Economia

Bovespa passa a recuar com mau humor nos EUA

postado em 24/07/2009 12:27
Depois de abrir com ganhos, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) passou a operar em baixa após o início dos negócios no mercado americano, onde resultados corporativos abaixo do esperado e uma queda na confiança do consumidor fazem os investidores se retraírem.

Às 12h25 (em Brasília), o Ibovespa (Índice Bovespa, principal indicador da Bolsa paulista) recuava 0,14%, para 54.171 pontos, com giro financeiro de R$ 1,503 bilhão. Já o dólar comercial sobe 0,52%, vendido a R$ 1,899.

O mercado local iniciou o dia no mesmo ritmo de ontem, quando o Ibovespa teve uma expressiva alta de 2,22%. Mas o mau humor em Wall Street prevaleceu assim que os negócios em Nova York se iniciaram.

A maior fonte de pessimismo é a confiança do consumidor americano divulgado pela Universidade de Michigan, que em julho ficou no menor índice desde abril. O índice apurado pela instituição ficou em 66 pontos, contra 70,8 em junho. Mesmo assim, o resultado ficou acima do esperado pelos economistas, que previam um índice em 65 pontos, segundo pesquisa da Reuters.

Também preocupam os investidores os resultados corporativos divulgados ontem após o fechamento do mercado. A maioria veio menor que o esperado pelos analistas. As maiores decepções foram da fabricante de softwares Microsoft e da livraria on-line Amazon, que tiveram um faturamento bem menor que o previsto.

Apesar de terem apresentado resultados melhores do que no primeiro trimestre, as empresas tiveram faturamento menor --o que leva a crer que o ganho final foi mais resultado de cortes de custos (leia-se demissões) do que por uma retomada das vendas.

No Brasil, o mercado ainda observa o resultado de julho para o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado - 15), a prévia da inflação oficial, o IPCA. O indicador apontou alta de 0,22%, abaixo da previsão dos analistas do setor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação