postado em 24/07/2009 18:11
A Samsung Electronics, maior fabricante mundial de chips de memória e telas de cristal líquido (LCD), se uniu a outros grandes nomes da tecnologia nos esforços de conter o otimismo quanto à recuperação do setor, mesmo depois de anunciar seu melhor lucro trimestral em dois anos e meio.
A crescente competição de rivais como a Sony e a LG Electronics e uma potencial recuperação da moeda sul-coreana talvez pressionem a lucratividade da Samsung no segundo semestre.
[SAIBAMAIS]Graças a uma virada em seu negócio de chips de memória e às vendas robustas de televisores e celulares, bem como à fraqueza anterior do won, as ações da gigante sul-coreana voltaram a ser muito procuradas pelos investidores, com alta de 50% no ano até o momento, acima dos 33% de alta no mercado como um todo.
"O lucro operacional pode ser afetado pela possível valorização do won sul-coreano e pela intensificação da concorrência no mercado", disse Robert Yi, vice-presidente de relações com investidores da Samsung.
A LG, que concorre com a Samsung nos celulares e televisores, anunciou na quarta-feira que sua margem de lucro nos celulares deve cair no terceiro trimestre devido aos custos de marketing e pressão de preços.
Na quinta-feira, a maior produtora mundial de software, Microsoft, anunciou a primeira queda anual de vendas do Windows em sua história, e ofereceu pouca esperança de recuperação antes do ano que vem. Enquanto isso, a maior fabricante mundial de celulares, Nokia, reduziu na semana passada projeções de lucro e participação de mercado devido à competição feroz no segmento de celulares mais sofisticados.
A Samsung afirmou que está preparada para uma possível desaceleração no setor de LCDs, onde enfrenta a rival nacional LG Display, no final de 2009 e começo de 2010, já que a competição de preços entre fabricantes de televisores pode se aquecer.
"Os preços dos televisores LCD não devem se recuperar muito, devido a sinais de um excedente de produção", disse Chang In-whan, presidente-executivo e administrador de fundos na KTB Asset.
O lucro líquido de abril a junho chegou a 2,25 trilhões de wons (US$ 1,81 bilhão), em alta de 5% em relação ao resultado obtido um ano antes. A previsão média de analistas consultados pela Reuters era de ganho de 1,68 trilhão de wons.