Jornal Correio Braziliense

Economia

Concurso do Ibram tem manhã de provas tranquila neste domingo

Os 6.766 candidatos inscritos para os cargos de nível superior do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) tiveram uma manhã de provas tranquila neste domingo (26/7). Eles tiveram quatro horas e meia para responder as provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos e escrever uma redação dissertativa sobre aquecimento global.
[SAIBAMAIS]O médico veterinário Marcelo Dianin, 34 anos, achou as questões de conhecimentos gerais mais complicadas. ;Faltou preparo para essas disciplinas;, admite o candidato ao cargo de analista ambiental. Na parte de conhecimentos específicos ele acredita que sairá melhor, assim como na redação. ;Trabalhei por três anos na área ambiental com suinocultura voltada para aquecimento global então a redação foi tranquila. Agora resta saber se terei pontuação para que ela seja corrigida;, diz o médico veterinário. Atualmente, Marcelo mora em Patrocínio-MG e pretende continuar tentando conquistar uma vaga no serviço público para se mudar para Brasília, onde está sua esposa. O próximo desafio é o concurso da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF, cujas provas estão marcadas para o início de setembro. [SAIBAMAIS]
Para Carolina Girardi Alves, 29 anos, as provas elaboradas pelo Cespe ; organizadora responsável pelo concurso ; são sempre complicadas. Ela destaca que a avaliação teve muitos itens sobre legislação ambiental e com abordagem aprofundada. ;Boa parte da prova tinha legislação ambiental;. Ela começou a estudar para concursos há quatro meses e estava focada na prova da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizada no último domingo. ;Conferi o gabarito e, por lá, estou classificada para Anac. Estava mais preparada para a prova;, diz a bióloga que atualmente trabalha no Hospital Sara Kubitschek e se candidatou para analista. ;Eu e meu noivo pretendemos casar e estamos estudando juntos em busca de estabilidade;, conta.
À tarde, os 4.979 aspirantes aos cargos de nível médio devem estar no Uniceub ; onde estão sendo realizadas as provas ; até às 15h, quando os portões serão fechados. Ao todo, o concurso oferece 100 vagas para analistas e técnicos e remuneração de até R$ 4.352. Os gabaritos preliminares devem ser divulgados a partir das 19h dessa segunda-feira.