postado em 27/07/2009 10:16
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu negócios nesta segunda-feira (27/07) com avanço, ainda dentro da onda de otimismo dos investidores vista na última semana.
Às 10h10 (em Brasília), o Ibovespa (Índice Bovespa, o principal da Bolsa paulista) operava em alta de 0,41%, para 54.683 pontos, com giro financeiro de R$ 103 milhões. Já o dólar comercial é vendido a R$ 1,892, com recuo de 0,26%.
[SAIBAMAIS]Na semana passada, o mercado se viu diante de uma série de resultados corporativos positivos no segundo trimestre, apesar de que a maioria deles ficaram acima do esperado mais por cortes profundos de custos do que necessariamente pelo aumento das vendas.
"Nas últimas semanas, a combinação entre agenda de indicadores e resultados corporativos ampliou o otimismo em torno da recuperação econômica global e fez com que os principais indicadores globais de aversão ao risco melhorassem", disse Miriam Tavares, diretora de câmbio da corretora AGK, em nota para clientes. "Portanto, é evidente que a persistência das altas nos mercados só será possível se os próximos números reforçarem essas perspectivas mais otimistas dos agentes." Hoje, o destaque no noticiário externo será o dado de vendas de casas novas nos Estados Unidos no mês de junho, que sai na manhã de hoje.
Já no front interno, os investidores observam o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) no município de São Paulo, que registrou alta de 0,27% na segunda quadrissemana de julho - 30 dias até 23/07 -, acima do 0,23% verificado no período imediatamente anterior, segundo dados divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Hoje também foi divulgado o boletim Focus do Banco Central, que apontou que o mercado financeiro aposta na manutenção da taxa básica de juros em 8,75% ao ano após a reunião da semana passada do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, que cortou a taxa em 0,5 ponto percentual.
Mais tarde, o Ministério do Desenvolvimento também divulga o resultado da balança comercial brasileira da terceira semana de julho.