postado em 27/07/2009 17:56
As Bolsas norte-americanas fecharam em alta modesta nesta segunda-feira, enquanto dados conflitantes sobre a economia e os lucros de empresas fizeram os mercados oscilarem.
Os pequenos ganhos nas ações nesta segunda-feira se seguem a uma alta de duas semanas que elevaram os principais índices em 11%. As boas notícias sobre a venda de casas novas nos Estados Unidos no mês passado foram, em parte, enfraquecidas pelos balanços fracos da RadioShack, Aetna e Corning.
O índice Dow Jones Industrial Average --principal indicador da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês)-- fechou o pregão em alta de 0,17%, aos 9.109 pontos. Já S 500 ganhou 0,3%, aos 982,18 pontos. Já a Bolsa eletrônica, a Nasdaq, teve leve avanço de 0,1%, para 1.967,89 pontos.
Segundo divulgou o Departamento de Comércio dos EUA, as vendas de casas novas no país cresceram 11% em junho, maior avanço desde novembro do ano passado, e chegou à taxa anualizada de 384 mil unidades, contra a taxa de 346 mil em maio (dado revisado). O resultado de junho marca também o terceiro avanço mensal consecutivo. Na comparação com junho do ano passado, no entanto, as vendas estão 21,3% menores.
Mesmo assim, o dado foi recebido como sinal de que o segmento residencial do mercado imobiliário americano vem se recuperando aos poucos. A expectativa dos analistas era de um resultado muito menor --de crescimento de 2,3%, para 350 mil unidades.