postado em 28/07/2009 08:37
As Bolsas asiáticas fecharam com resultados positivos mas fracos nesta terça-feira (28/07). Após duas semanas de ganhos expressivos, os investidores decidiram fazer uma pausa para avaliar os resultados corporativos trimestrais que já foram divulgados tanto nos Estados Unidos como em outros países, e se prepararem para os que ainda serão apresentados.
[SAIBAMAIS]A Bolsa de Tóquio fechou com ligeira variação negativa de 0,01%, com 10.087,26 pontos no índice Nikkei 225; a Bolsa de Xangai fechou com variação positiva de 0,09%, com 3.438,37 pontos no índice Shanghai Composite; a Bolsa de Hong Kong teve alta de 1,84% no índice Hang Seng, que ficou com 20.624,54 pontos; e a Bolsa de Seul subiu 0,13%, para 1.526,03 pontos no índice Seoul Composite.
As Bolsas americanas ofereceram pouca orientação para os negócios na Ásia hoje. Ontem, os investidores em Nova York se dividiram entre resultados corporativos pouco animadores e a alta de 11% nas vendas de casas novas nos EUA em junho --dado que foi recebido como sinal de recuperação no mercado imobiliário do país.
O índice Dow Jones Industrial Average --principal indicador da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês)-- fechou em alta de 0,17%; o S 500 ganhou 0,3%; e a Bolsa eletrônica Nasdaq teve leve avanço de 0,1%.
No Japão, os investidores aguardam os resultados da Nissan, Sony e do Mitsubishi UFJ Financial Group, a serem apresentados ainda nesta semana.
O gerente de investimentos Jackson Wong, da Tanrich Securities em Hong Kong, disse à agência de notícias AP (Associated Press) que os investidores na Ásia avaliam se o mercado financeiro já atingiu o pico para o curto prazo ou se ainda há mais espaço para subir. "Os investidores da região estão sendo cuidadosos (...) Por um lado, não querem sair do mercado; por outro, sabem que o mercado está perto dos níveis mais altos."