Economia

Tesouro Nacional vai vender papéis no mercado externo

postado em 29/07/2009 11:37

O Tesouro Nacional enviou na manhã desta quarta-feira (29/07) comunicado ao mercado em que anuncia a emissão de papéis global (destinados apenas ao mercado externo) com vencimento em janeiro de 2037.

Os papéis serão denominados em dólar norte-americano e terão com destino os mercados dos Estados Unidos e Europa. Entretanto, conforme explica o órgão em nota, "o Tesouro Nacional conta com a prerrogativa de dar seguimento à emissão na Ásia, após a abertura daquele mercado", detalha.

Isso quer dizer que, ao fim das operações nos mercados europeu e norte-americano, o Tesouro Nacional avaliará se há clima para emitir novas dívidas no mercado asiático.

"Provavelmente teremos essa informação somente às 20h de hoje (quarta-feira). O que pode fazer com que nós mudemos de ideia (interromper novas emissões) é o mercado mudar o humor (aversão ao risco)", detalhou uma fonte do Tesouro Nacional.

O Correio apurou que a ideia inicial do Tesouro é captar US$ 500 milhões somente com a emissão nos mercados norte-americano e europeu. "Mas devemos aumentar esse valor em até 25% caso a oferta seja boa também no mercado asiático", informou a fonte.


A reportagem também obteve a informação que a emissão no mercado dos papéis do Tesouro será coordenada pelos bancos internacionais JP Morgan e Deutsche Bank. As instituições, inclusive, começaram a interagir no mercado desde as 10h de hoje, por meio de oferta de papéis global 2037.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação