Economia

Venda de automóveis aumenta no ano, mas fica abaixo de junho

postado em 03/08/2009 17:31
A prorrogação dos descontos de Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) continua a impulsionar a venda de automóveis e comerciais leves no Brasil, diferente da situação dramática dos caminhões e máquinas pesadas, segundo dado da Fenabrave (associação das concessionárias). Foram vendidos 273.621 automóveis e comerciais leves no mês de julho (sem contar caminhões, ônibus e motos), queda de 5,58% sobre junho deste ano, mas alta de 0,24% sobre julho de 2008. No ano, já foram vendidos 1,667 milhão de automóveis e comerciais leves, resultado 3,48% superior ao registrado entre janeiro e julho do ano passado. A Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) já havia previsto que os resultados não superariam o mês de junho - o melhor da história -, que contou com o efeito da antecipação de vendas, por conta da perspectiva de encerramento do desconto de IPI, que acabou prorrogado pelo governo. Na venda de veículos em geral (considerando também caminhões, motos), o mercado brasileiro contabilizou 437.626 unidades comercializadas, queda de 0,97% sobre junho e de 12% sobre julho de 2008, impactada pelo recuo de 22,73% de ônibus e caminhões. Ranking Considerando apenas automóveis, a Volkswagen foi a montadora com maior participação de mercado em julho (25,95%), à frente da Fiat (25,49%), General Motors (20,91%), Ford (8,48%) e Renault (4,92%). No segmento comerciais leves, a Fiat lidera com 23,18%. O carro mais vendido no período foi o Gol (VW), com 27.507 unidades. Em segundo aparece o Palio (Fiat), com 18.652 unidades, e, depois, o Uno (Fiat), com 16.173 veículos vendidos. As medidas tomadas pelo governo - liberação de linha de crédito e redução do IPI - tiveram efeito maior entre janeiro e março, mas o governo esticou os descontos até junhoe, depois, até dezembro, mas com retomada da alíquota gradativamente.

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