postado em 03/08/2009 18:40
A Toyota informou nesta segunda-feira que suas vendas nos Estados Unidos caíram 11,4% em julho, em comparação com o mesmo período de 2008, mas também destacou que a demanda no mês passado foi a mais alta do ano.
No total, a Toyota vendeu 174.872 veículos, ligeiramente menos que a General Motors (GM) e mais que a Ford.
[SAIBAMAIS]O número é 27,7% maior que o registrado em junho, aumento pelo qual o fabricante responsabilizou o programa federal que oferece subsídios para quem quer trocar o carro velho por um novo e mais econômico.
"Além do estímulo econômico tangível, os lucros do programa no ambiente positivo são evidentes. O programa está alcançando seu objetivo de aumentar a eficiência de combustível", afirmou o presidente da Toyota nos EUA, Jim Lentz.
A Toyota disse que as vendas de automóveis "significarão uma economia aos consumidores de aproximadamente US$ 20 milhões em despesas durante o próximo ano".
Neste ano, a Toyota vendeu 945.321 veículos nos EUA, 33,9% a menos que no mesmo período de 2008.
Um dos modelos que mais se beneficiou com o aumento das vendas em julho foi o híbrido Prius. A demanda do carro durante o mês chegou a 19.173 veículos, 29,7% a mais que em julho de 2008.
No total, o grupo Toyota vendeu 24.295 híbridos no mês passado, 19,3% a mais que há um ano. Rivais.
A GM, por sua vez, informou vendas 19,4% menor em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 189.443 unidades em julho, contra 235.184 um ano antes. Mas as vendas no varejo cresceram em relação a junho, pelo quinto mês consecutivo, também estimuladas pelo programa de troca de carros usados.
As vendas no varejo registraram baixa de 9% em relação a julho de 2008, e as vendas no atacado, queda de 47% no mesmo período.
As vendas da montadora americana Chrysler recuaram 9,4% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2008. Na comparação com junho, no entanto, as vendas tiveram crescimento de 30%.
Já as vendas da montadora americana Ford Motors cresceram 2,3% em julho nos Estados Unidos, na comparação com o mesmo mês de 2008. Trata-se do primeiro ganho mensal em 20 meses.
A empresa informou que as vendas totais - que incluem as vendas no atacado e as da marca Volvo - ficaram em 165.279 unidades, contra 161.530 unidades em julho do ano passado. As vendas das marcas Ford, Lincoln e Mercury ficaram em 158.838 unidades, contra 156.406 unidades no mesmo mês de 2008 --uma alta de 1,6%.
As vendas no varejo - que excluem as vendas para órgãos do governo e para locadoras de automóveis - ficaram em 118.197 unidades, um aumento de 9% em relação a julho de 2008.