postado em 03/08/2009 21:23
Depois da Argentina, o próximo país a adotar o chamado Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML) - que permite transações comerciais utilizando somente as divisas dos países envolvidos, sem conversões para o dólar - deve ser o Uruguai, disse nesta Henrique Meirelles, presidente do Banco Central.
"Neste momento, estamos trabalhando com o Uruguai, avaliando a integração dos sistemas para que seja correta, bem-sucedida e eficiente", afirmou ele, em São Paulo, após participar de reunião com os presidentes de BCs dos países membros do Mercosul mais os da Bolívia, do Chile, do Peru e da Venezuela. Meirelles não quis estimar quanto tempo levaria para que a conclusão desse processo, mas admitiu que pode ser já em 2010.
[SAIBAMAIS]"Tão logo terminemos a implementação com o Uruguai, conversaremos com os outros países para ver qual será o próximo", comentou. Além dos latino-americanos, a China, a Índia e a Rússia também manifestaram interesse em empregar o sistema.
No encontro que aconteceu durante todo o dia, nesta segunda-feira, os BCs do Brasil e da Argentina apresentaram suas experiências.
"O número de operações é crescente, o de usuários também. Entretanto, os volumes ainda não são grandes, por uma série de circunstâncias relacionadas a preços dos produtos --muitos são fixados em dólar internacionalmente. Esses pontos estão sendo gradualmente endereçados. Na medida em que cresça o comércio com a Argentina e o sistema seja usado por outros países, a tendência é de haver um aumento dos volumes", disse Meirelles.