postado em 04/08/2009 19:42
Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e da Educação, Fernando Haddad, lançam nesta quarta-feira (5/8) o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Desenvolvimento e Promoção do Comércio Exterior (Pró-comex), que vai financiar seis projetos de pesquisa destinados a incentivar o comércio internacional.
[SAIBAMAIS]O programa se baseará em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Cada projeto acadêmico selecionado pelo Pró-comex poderá receber até R$ 75 mil por ano, com vigência de até quatro anos. Serão financiados, no máximo, R$ 300 mil para cobrir despesas com bolsas, material de pesquisa e viagens. Os projetos selecionados terão que ser executados no prazo máximo de cinco anos.
O programa será coordenado pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC.
O secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, definiu o Pró-comex como um mecanismo de estímulo à produção de pesquisas científicas, mercadológicas e tecnológicas de temas ligados ao comércio exterior. "Com esse programa, vamos incentivar a formação de recursos humanos pós-graduados nessa matéria e contribuir para o desenvolvimento e a consolidação do pensamento estratégico do comércio exterior brasileiro".
Os temas prioritários serão: cenários de oportunidades comerciais, desenvolvimento de bens e serviços com vistas ao mercado internacional, instrumentos de apoio e de promoção do comércio exterior, negociações internacionais, logística do comércio exterior, regulação do comércio internacional e políticas de defesa comercial, dentre outros.
Podem participar da seleção de projetos alunos de instituições públicas e privadas brasileiras que ministrem cursos de pós-graduação stricto sensu, reconhecidos pelo MEC, em áreas de concentração ou linhas de pesquisa em comércio exterior ou relacionadas ao comércio exterior.