postado em 05/08/2009 11:56
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (5/08) que a economia brasileira está se recuperando do agravamento da crise financeira, mas que ainda é preciso manter o "pé no chão".[SAIBAMAIS]Durante audiência pública no Senado, Meirelles afirmou que "excessos de euforia" nos mercado financeiro podem levar a uma volatilidade desnecessária.
Nas últimas semanas, o país vem registrando um forte fluxo de dólares, que vem derrubando a cotação da moeda norte-americana e levando a Bolsa de Valores a patamares próximos do registrado em 2008.
"O Brasil volta a retomar uma recuperação gradual e deve entrar em 2010 com uma trajetória de crescimento sustentado. Mas o fato concreto é que é a nossa função de banco central acautelar os mercados contra excessos de euforias", afirmou o presidente do BC.
"Portanto, pé no chão. A perspectivas são positivas, mas é importante que mantenhamos uma postura de sobriedade, para que não se entre em uma euforia que se leve a decepções e, portanto, a uma volatilidade desnecessária." O presidente do BC afirmou também que o quadro da economia brasileira ainda "inspira cuidados", mas afirmou acreditar em uma recuperação mais forte a partir de 2010, principalmente na indústria, um dos setores mais afetados pela crise.
"A economia está crescendo. A indústria está crescendo. E ainda temos capacidade ociosa para crescer mais. Ainda tem espaço."