postado em 06/08/2009 12:20
Depois de abrir em alta, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera no início da tarde desta quinta-feira (6/08) com perdas, seguindo o mau humor do mercado americano. Já a cotação do dólar comercial está em alta.
[SAIBAMAIS]Às 12h14 (em Brasília), o Ibovespa (Índice Bovespa, o principal indicador da Bolsa paulista) operava em baixa de 0,35%, para 56.186 pontos, com giro financeiro de R$ 1,561 bilhão. A moeda americana, por sua vez, avança 0,99%, vendida a R$ 1,828.
Com as últimas altas - são cinco seguidas no Ibovespa, que já tem ganho acumulado de 50,16% no ano - puxadas por sinais de que a economia global está saindo da recessão, o mercado agora espera no dia-a-dia por notícias pontuais que confirmem ou não a recuperação.
O principal dado do dia é negativo, fazendo com que Wall Street abrisse em baixa e levasse a Bovespa consigo. As vendas das redes varejistas e lojas de departamentos dos Estados Unidos registraram desempenho fraco em julho, refletindo a queda nos gastos dos consumidores americanos.
A rede Costco informou que suas vendas nas mesmas lojas (abertas há pelo menos um ano) tiveram queda de 7%. As vendas das lojas Gap tiveram queda de 8% nas mesmas lojas. A rede Wet Seal registrou uma queda de 12,1%. A operadora de lojas de departamentos Stage Stores informou que teve uma queda de 11% nas vendas. A rede Limited Brands, que controla as marcas Victoria´s Secret e Bath and Body Works, registrou uma queda de 7% nas vendas.
Por outro lado, o número de pedidos iniciais de auxílio-desemprego no país caiu em 38 mil na semana encerrada no dia 1° deste mês, para um total de 550 mil, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho. A queda no número de pedidos do benefício superou em muito as expectativas dos analistas, que previam um recuo para 580 mil pedidos.
O índice Doe Jones opera com recuo de 0,15%, enquanto o tecnológico Nasdaq Composite opera com recuo de 0,33%.
A ação mais negociada da Bolsa paulista, a preferencial da Petrobras, apresenta perda de 0,43%. Já as preferenciais classe A da mineradora Vale estão em leve baixa de 0,18%.
Entre as ações listadas no Ibovespa, as maiores altas são das preferenciais da Cemig (2,43%), das ordinárias da Eletrobrás (1,87%) e das ordinárias da Usiminas (1,78%). Já as maiores baixas são das ordinárias da Lojas Renner (-3,67%), das ordinárias da B2W (-3,3%) e das preferenciais da Lojas Americanas (-3,22%).