Economia

Fiat assume controle de empresa italiana de design de automóveis

postado em 06/08/2009 15:33
A fabricante italiana de automóveis Fiat venceu nesta a concorrência para ficar com o grupo italiano de design de automóveis Bertone, o que ajudará a empresa a criar modelos para a Chrysler, informou nesta quinta-feira o Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália. [SAIBAMAIS]A Fiat, que já detém uma participação de 20% na Chrysler, disse que investirá 150 milhões de euros (US$ 215 milhões) na Bertone nos próximos três anos. Segundo o ministério, essa foi a melhor oferta feita pela Bertone, que se especializou em criar modelos para marcas como Fiat, Ferrari, Alfa Romeo e Lamborghini. "A venda (da Bertone) à Fiat garante o futuro da empresa", disse o ministro do Desenvolvimento Econômico, Claudio Scajola, em um comunicado. "O plano prevê a recontratação de 1.137 trabalhadores, que serão aos poucos colocados em suas funções, e a integração com a Chrysler para a produção na Itália de alguns modelos para a empresa americana." Entre os modelos já criados pela Bertone estão o Opel Astra, o Alfa Romeo 2600 Sprint, o Fiat Punto Cabriolet e o BMW Garmisch 2200Ti. A empresa pediu proteção da lei de falências da Itália em 2007 e não participou do Salão do Automóvel de Genebra no ano passado devido a dificuldades financeiras. A Fiat, por sua vez, recebeu no mês passado o sinal verde da Comissão Europeia, o órgão executivo da UE (União Europeia), para assumir o controle da Chrysler, ao considerar que a operação não prejudicará a concorrência no mercado. A participação da Fiat na Chrysler poderá chegar a 35% se certas metas forem atingidas pela empresa. A Fiat poderá ainda assumir outros 16% até 2016 se os empréstimos feitos pelo governo à Chrysler forem todos pagos, chegando assim a uma participação de 51% --a parcela da Fiat na Chrysler não poderá exceder 49% até que todo o débito da montadora americana com o governo seja quitado. No segundo trimestre deste ano, a montadora italiana sofreu perdas líquidas de 179 milhões de euros (US$ 256,7 milhões, no câmbio de hoje), uma queda de 22,5% em sua receita, no segundo trimestre de 2009, em comparação com o mesmo período do ano passado.

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