Economia

Petrópolis e Schin são multadas por propaganda enganosa

postado em 11/08/2009 10:21
A Schincariol e a Petrópolis foram multadas em R$ 611 mil cada uma pelo Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). De acordo com a entidade, as cervejarias, que diferenciam algumas de suas marcas pelo uso de selo de alumínio, induziram o consumidor ao erro "quanto a qualidade característica e segurança do produto anunciado, infringindo o artigo [...] que veda publicidade de índole enganosa." A Petrópolis informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que irá recorrer da multa. [SAIBAMAIS]A denúncia contra as cervejarias foi feita pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), ao qual são afiliadas a AmBev e a Femsa, que não usam o selo de alumínio em seus produtos. O Sindicerv apresentou ao Procon laudos do Cetea/Ital (Centro de Tecnologia da Embalagem do Instituto de Tecnologia de Alimentos) e do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, que demonstram que o selo de alumínio não garante proteção contra contaminações por bactérias e coliformes fecais. Para o Procon, ao sugerir o consumo da cerveja sem a limpeza da lata em suas campanhas publicitárias, Petrópolis e Schincariol "sugerem ao consumidor comportamento prejudicial a sua saúde". Teriam assim infringido o artigo que proíbe publicidade abusiva, o que resultou nas multas. O órgão baseou sua decisão no fato de que as campanhas da Petrópolis afirmavam que o selo de proteção "preserva a qualidade e a higiene da cerveja". Já as da Schincariol dizem, segundo o Procon, que o selo "perfaz uma forma "mais higiênica´ de consumir sua cerveja." A Petrópolis informou ter recebido o auto de infração. Segundo a cervejaria, o uso dos selos já foi discutido no Ministério Público do Rio de Janeiro e nos Tribunais de Justiça de São Paulo e do Rio e que as decisões tomadas até agora foram favoráveis a ela. De acordo com a Petrópolis, o MP se baseou em laudos do Instituto Carlos Éboli que relatam que o "selo protetor, quando íntegro, serve de anteparo contra a contaminação direta ocasionada por sujidades macroscópicas ou sujidades deixadas por vetores mecânicos." A cervejaria também afirmou que sua propaganda apenas constata a existência do selo de alumínio e que "em momento algum cita informações descabidas". Procurada pela reportagem, a Schincariol não se pronunciou até a conclusão desta edição. Disputa acirrada A disputa entre as cervejarias tem ganhado novos capítulos nas últimas semanas. No início do mês, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) multou a AmBev em R$ 352 milhões por prática de concorrência desleal. A AmBev já afirmou que irá recorrer. Na semana passada, foi a vez de a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), a qual estão filiadas a Schincariol e a Petrópolis, contestarem o uso das garrafas de um litro da AmBev. Segundo a entidade, o uso dessas garrafas com a marca da AmBev também inibe a concorrência porque impede seu uso pelas outras empresas.

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