Economia

Exportadores temem queda do dólar

postado em 12/08/2009 18:26
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, disse na tarde desta quarta-feira (12/8), na reunião do grupo de acompanhamento da crise, que a maior parte dos empresários ligados à indústria já vê um cenário de pós-crise no Brasil. Entretanto, a questão do câmbio foi tratada como um dos principais entraves do cresimento econômico em 2009.

"As avaliações de setor para setor foram melhores, o que indica que teve uma recuperação na economia, tanto no setor quimico e no de bens de capital (máquinas e peças). Houve também alguma recuperação na margem [de ganhos] do setor têxtil. No entanto, o que talvez tenha sido uma questão dominante na reunião é o câmbio", declarou o presidente da CNI.

[SAIBAMAIS]O secretário de Indústria e Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Welber Barral, explicou que há uma visão bastante positiva da economia. "Há várias pesquisas setoriais mostrando otimismo em relação ao segundo semestre e há recuperação [da economia], mas houve também reclamações pontuais quanto ao mercado externo."

Welber Barral explicou que a questão do dólar desvalorizado, o que encarece o preço dos produtos brasileiros no mercado externo, foi o principal assunto tratado pelos empresários durante a reunião, e explicou que, caso haja medidas para solucionar esse problema, elas devem ser anunciadas pelo Ministério da Fazenda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação