postado em 13/08/2009 08:27
As Bolsas da Ásia fecharam em alta nesta quinta-feira (13/08), após o Fed (Federal Reserve, o BC americano) ter afirmado ontem que reconhece estabilidade na economia norte-americana, levando investidores a recomprar ações e outros ativos de maior risco.
[SAIBAMAIS]O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, avançou 0,79%, para 10.517 pontos, conduzido por uma variedade de exportadores dos segmentos automotivo e de tecnologia. A Bolsa de Hong Kong subiu 2,08%, para 20.861 pontos. Os papéis da Tencent Holdings saltaram 5 por cento, registrando os maiores ganhos no mercado. As ações negociadas na Bolsa de Xangai avançaram 0,89%; a Bolsa de Sydney (Austrália) teve alta de 2,14%. Na contramão, a Bolsa de Seul (Coreia do Sul) teve ligeira variação negativa de 0,05%.
"A confiança do mercado se aqueceu, mas não é como se os investidores estivessem otimistas. Eles ainda estão um pouco nervosos", disse Junichi Misawa, gerente sênior de fundos da STB Asset Management, em Tóquio.
"As ações parecem estar supervalorizadas considerando o nível atual dos resultados corporativos, mas eu acredito que essa confiança, como está agora, indica um rali de longa duração".
O Fed manteve ontem sua taxa de juros no atual patamar, uma margem de variação de zero a 0,25% ao ano. O banco afirmou ainda que a economia dos EUA está se estabilizando e estendeu a duração, mas não o tamanho, de um programa de compra de títulos públicos de longo prazo, parte do esforço da instituição para reavivar o crédito e estimular a economia.
Em sessão marcada por um baixo volume de negócios, investidores buscaram ações individuais relacionadas a temas específicos, com a Kawasaki Heavy e outras companhias envolvidas na fabricação de trens em valorização, após notícias de que o Vietnã utilizará a tecnologia japonesa na construção de um sistema ferroviário de alta velocidade.
A fabricante de autopeças Denso ganhou 3,4% depois que o Mitsubishi UFJ Securities elevou a classificação de suas ações, estabelecendo uma meta de preço de 3.680 ienes.
Analistas disseram que o mercado recebeu com agrado a ausência de surpresas na estratégia do Fed, mas investidores continuaram cautelosos. "A visão do Fed sobre a economia se tornou marcadamente mais forte e os resultados saciaram tanto o mercado de bônus como o acionário", afirmou Nagayuki Yamagishi, estrategista da Mitsubishi UFJ Securities.