postado em 13/08/2009 11:05
A economia do conjunto dos 16 países que compõem a zona do euro teve uma queda de 0,1% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o período imediatamente anterior, segundo dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (13/08) pela Eurostat, a agência europeia de estatísticas.
[SAIBAMAIS]O resultado marcou o quinto trimestre consecutivo de declínio, mas mas também representa uma recuperação acentuada em relação ao primeiro trimestre deste ano, quando a queda foi de 2,5%.
Na União Europeia (UE) como um todo, a economia caiu 0,3%, o que marca uma recuperação em relação ao primeiro trimestre (quando a queda foi de 2,4%), ainda que o resultado continue negativo.
Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a economia da zona do euro teve queda de 4,6%, uma melhora apenas modesta em relação à queda de 4,9% no primeiro trimestre deste ano, na mesma comparação.
Na UE, a queda no trimestre passado em relação ao período de abril a junho de 2008 foi de 4,8%, resultado ligeiramente pior que o do primeiro trimestre na mesma comparação - queda de 4,7%.
A zona do euro é atualmente formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal. A União Europeia inclui, além destes, Bulgária, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Estônia, Lituânia e Letônia.