Economia

Produção industrial de SP melhora, mas tem pior nível em 13 anos

postado em 13/08/2009 12:29
O stress financeiro parece começar a arrefecer para a indústria, setor mais afetado com a crise. A produção industrial em São Paulo cresceu 2,5% em julho na comparação com o mês anterior. O dado é importante porque o estado é o maior e mais industrializado da federação, o que o torna expressivo para a economia brasileira. O indicador é do Sinalizador da Produção Industrial (SPI), divulgação mensal elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a AES Eletropaulo.

[SAIBAMAIS]Se o resultado mensal já mostra um alívio no ajuste causado pela crise internacional, o acumulado de 12 meses marca o pior desempenho da produção desde 1996. Na época, o levantamento tinha apontado para uma retração de 8,3%, agora, o SPI de 12 meses está negativo em 8,2%. Julho de 2009 frente igual período do ano passado também está negativo - a produção apresentou recuo de 10,5%. Número que é uma retração melhor em 2,9 pontos percentuais do que a registrada em junho, já que o indicador passou de menos 13,4% no mês junino para menos 10,5% neste novo levantamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação